top of page

Novo ESF é entregue à comunidade da Várzea da Olaria

Unidade tem condições adequada e salas exclusivas para vacinação e atendimento médico

Mais uma mudança significativa promovida pela administração municipal foi concretizada na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, com a entrega da nova unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF – da Várzea da Olaria e região. A partir de agora, a população passa a contar com um espaço que tem as condições para os procedimentos, em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária e com a proposta do governo de Itaúna, de garantir atendimento digno e humanizado.

A transferência da equipe de ESF para um imóvel com a estrutura adequada à Atenção Primária era uma reivindicação feita há anos pela comunidade. Moradora do bairro e usuária dos serviços, Marlene Ferreira foi a primeira a usar a palavra durante a solenidade de inauguração e salientou a importância da medida adotada na atual gestão.

“É uma grande conquista, uma solicitação antiga, que, atendida agora, trará muitos benefícios. Minha mãe, por exemplo, tem 90 anos e, normalmente recebe assistência em casa. Mas, em casos de urgência, precisa ser deslocada até a unidade, então, agora vai ficar bem mais fácil”, afirmou, lembrando a questão da acessibilidade, um dos critérios observados na locação da casa.

O enfermeiro Samuel, chefe da unidade de ESF, que atende, além o Leonane, Piaguaçu e Vitória, além da Várzea da Olaria, fez um discurso emocionado. “Estamos muito felizes. Trabalhávamos em um local onde não conseguíamos oferecer conforto aos pacientes e, sabemos que uma grande parcela da população depende, exclusivamente, da rede pública. O antigo imóvel estava mofado, as vacinas eram aplicadas em um local improvisado, e pedimos providências em várias ocasiões, no passado. Agora, felizmente isso ficou para trás, depois de apenas alguns meses em que começamos o processo para essa mudança, junto à coordenação. Só temos a agradecer pela sensibilidade da administração”, falou.

A nova casa, onde já funciona a ESF, é uma edificação ampla e tem cômodos suficientes para vacinação, consultas médicas e atendimentos da enfermagem, essa última com área para a coleta de materiais para preventivo, e todas com banheiro próprio. O lugar reservado à realização de curativos é totalmente azulejado. Além disso, o imóvel conta com uma área externa, que será utilizada durante atividades diversas, como nas campanhas de conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul, entre outras.

O coordenador da Atenção Primária, Gilberto Gonçalves, contou um pouco sobre os procedimentos feitos desde que o prefeito Neider Moreira determinou a transferência. Ele lembrou que muitas unidades de ESF estão há décadas em situação precária e ressaltou o empenho da atual gestão para resolver esse problema. “O trabalho tem sido intenso, pois, são muitas questões a resolver, pendências de anos. Porém, há esforço e dedicação do governo para solucioná-las e hoje vemos o resultado disso, com muita satisfação”, frisou.

O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, salientou que as condições estruturais das unidades de ESF estão entre as preocupações constantes da pasta. Ele abordou a proposta da gestão em promover ampliação do atendimento a todas as comunidades, e adiantou que recursos estão sendo angariados com essa finalidade. “O Executivo conta com o apoio de vários vereadores e está empenhado em relação às melhorias. Ações importantes foram realizadas neste ano e certamente, 2018 será ainda mais produtivo, pois, ainda há muito a fazer. As cobranças existem e devem ser feitas, mas, com verdade e respeito. As críticas são importantes, desde que construtivas e não com o sentido de desestabilizar, destruir”, desabafou.

Ao encerrar a cerimônia, o prefeito Neider Moreira fez uma breve explanação sobre os problemas causados aos municípios pela queda da arrecadação e atrasos dos repasses constitucionais, que se agravaram desde setembro. O chefe do Executivo reforçou que, apesar das dificuldades, continua firme no compromisso assumido, de promover as transformações necessárias para aumentar a qualidade de vida da população.

“Vivenciamos hoje mais um momento extremamente importante da administração. Há meses, começamos os procedimentos para que a Prefeitura alugasse um novo imóvel e depois de todas etapas cumpridas, com atenção a questões essenciais, como as condições da casa e a logística, entregamos essa unidade, resultado muito satisfatório de um trabalho desenvolvido para dar mais dignidade à comunidade”, observou Neider, antes do descerramento da placa inaugural.

A unidade de ESF continua na rua Pedro de Queiroz, no entanto, no número 2.475, a poucos metros do endereço antigo. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico e agentes. O telefone é 3241.8997.

Presenças

Participaram da solenidade de entrega das novas instalações da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF, os vereadores Hudson Bernardes, líder do governo de Itaúna na Câmara, Silvano Gomes Pinheiro, Lacimar Cezário da Silva, o Três, e o secretário da mesa diretora do Legislativo, Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua. O vice-presidente da Casa, Giordane Alberto, foi representado pelo assessor, Igor Ramos. Também estiveram presentes a secretária-adjunta de Saúde, Vanésia Bernardes; os gestores das pastas de Administração, Dalton Nogueira, de Regulação Urbana, Paulo de Tarso, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Vilela; o diretor-geral do Instituto Municipal de Previdência – IMP, Heli Maia, e o chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page