top of page

Vacinação contra HPV no Brasil será em dose única, anuncia Ministra da Saúde

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou que a vacinação contra o HPV no Brasil será realizada em dose única. Até então, o esquema vacinal em vigor demandava duas doses para imunizar crianças e adolescentes contra essa infecção, principal responsável pelo câncer de colo de útero.

“Agora, dispomos de mais uma vacina para resguardar nossa população dos perigos impostos por esse vírus. A opção por apenas uma dose de vacina foi respaldada por estudos científicos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ressaltou a ministra em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).


Usando dados da vacinação em 2023, Nísia também convocou estados e municípios a realizarem uma busca ativa por jovens de até 19 anos que ainda não tenham recebido a vacina. De acordo com ela, em 2023, foram administradas 5,6 milhões de doses do imunizante. “Este é o maior número desde 2018, representando um aumento de 42% em comparação com 2022".

O público-alvo para a imunização contra o HPV no Brasil inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido previamente imunizadas; pessoas vivendo com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.


Comissão adia votação de PL que aumenta penas para crimes cometidos nas saidinhas à espera de decisão de Lula

A infecção por HPV e suas implicações

O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é atualmente considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal agente causador do câncer de colo de útero. Estima-se que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil a cada ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

No último domingo (31), a apresentadora do programa matinal “Mais Você”, Ana Maria Braga, revelou no que o segundo câncer que enfrentou era decorrente da contaminação com o vírus HPV . “Eu não tinha a mínima informação [sobre o que era o vírus]”, contou na entrevista ao Fantástico.


Ela recebeu o diagnóstico em 2001 e, na época, o HPV era pouco abordado pela população em geral. Esse cenário mudou drasticamente, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a fornecer a vacina contra o vírus, inicialmente, apenas para meninas de 9 a 14 anos e, depois, também para meninos da mesma faixa etária.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page