top of page

Secretário de Estado de Saúde sinaliza positivamente para hospital-escola em Divinópolis



A deputada Lohanna (PV), defendeu a saúde da região Centro-Oeste nesta quarta-feira (28/06), durante a reunião especial da “Assembleia Fiscaliza”, na Comissão de Saúde. A deputada questionou sobre o andamento das obras dos hospitais regionais em construção e principalmente o de Divinópolis, em que acompanha e faz visitas regulares.

Ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a parlamentar explicou que é um compromisso de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, transformar o hospital Regional de Divinópolis em hospital-escola, quando as obras estiverem finalizadas. Ela destacou que com o interesse do governo federal e da universidade federal de São João Del Rei campus Centro-Oeste (UFSJ) na cidade, as condições estão propícias para que isso ocorra, e que dependeria do aval e do compromisso do Governo de Minas, inclusive com agilidade nas obras. “Nós temos o hospital e a universidade colocados muito próximos, estrategicamente e por um motivo, que seja hospital-escola. Estive em Brasília mês passado, conversei com a Denise Carvalho, diretora de ensino superior do Ministério da Educação e ela disse que é prioridade no governo Lula, entregar hospitais-escola para as universidades que tem curso na área da saúde”, explicou.

“Eu tenho muita atenção à essa obra em Divinópolis, até porque eu sou vizinha do hospital e também estou muito atenta à situação do hospital em Lafaiete. No dia 04 de abril o governador anunciou que as obras estavam a todo vapor e não tinha nada. Um mês depois, de fato agora tem pedreiros lá trabalhando. Só que não tem nem 10 trabalhadores lá, quando a previsão deveria ser ao menos 100. Eu queria saber se vocês estão acompanhando isso de perto, porque é uma lentidão que desrespeita os cidadãos, que já estão sendo desrespeitados há tantos anos e agora tem uma expectativa de ter os hospitais entregues”, alertou a deputada.

Lohanna lembrou que esteve várias vezes na unidade em Divinópolis e que o ritmo de trabalho tem causado muita preocupação, principalmente com o compromisso já estipulado pelo governador. “No ritmo que está, o hospital não será entregue em 2025, como o governador prometeu e isso me preocupa muito”.

O secretário afirmou que hospital-escola é uma alternativa boa em vários aspectos, como ter atendimentos especializados que serão possíveis somente pelo modelo de gestão, além dos recursos governamentais que deixam o hospital sustentável. “Fico muito feliz de ouvir essas informações. Posso publicamente dizer, que queremos sim, que todos os hospitais sejam hospital-escola, não somente pelo recursos financeiro, mas também por formar profissionais capacitados. Deixo isso de forma muito clara e pública”, explicou Baccheretti.

Sobre a quantidade de trabalhadores nas obras, o Secretário explicou que estão fazendo modificações e complementações no projeto arquitetônico inicial e que em breve as obras estarão a todo vapor, para cumprir o cronograma inicial.

Lohanna reforçou seu compromisso com a saúde de Divinópolis e região Centro-Oeste e se comprometeu a estar em constante diálogo com o Governo Federal para que o hospital-escola seja uma realidade o quanto antes.




Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page