top of page

Prazo para motoristas regularizarem exame toxicológico termina nesta quinta-feira (28)

Termina na próxima quinta-feira (28), o prazo para que os motoristas de caminhão, carreta, van ou ônibus regularizem o exame toxicológico. A exigência começou a valer em 2016. No entanto, o governo passado havia suspendido a multa até 2025, atendendo a uma reivindicação dos caminhoneiros. Em outubro, o Congresso Nacional determinou a volta da cobrança.

A multa para o condutor que não apresentar o exame toxicológico atualizado é de R$ 1467,35, sendo uma infração gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira.

Cerca de 6 milhões de motoristas têm até quinta-feira (28) para regularizar a situação. O exame pode ser feito de amostras de cabelo, pêlo ou unha e deve ser realizado em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito – a cada dois anos e meio. “O retorno de exigência do exame toxicológico é um instrumento muito importante para a PRF. Se o motorista não estiver com o exame em dia, dentro da validade, ele será retirado de circulação”, afirmou Thiago Queiroz, superintendente da PRF-GO.



Levantamento mostra cenário preocupante

Um levantamento feito pelo SOS Estradas entre 2016 e 2023 revela que o número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de drogas foi seis vezes maior do que o número de casos sob efeito de álcool. “Alguns motoristas têm alucinações ao volante e isso é fruto, muitas vezes, não só do uso, mas também da abstinência. Então, nós temos muito mais efetividade no exame toxicológico do que em qualquer outra política de prevenção”, diz Rodolfo Alberto Rizzoto, coordenador do SOS Estradas.




ความคิดเห็น


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page