top of page

Minas pode desobrigar uso de máscaras em lugares abertos em novembro, afirma Baccheretti

Minas Gerais tem expectativa de desobrigar o uso de máscaras em áreas abertas ainda em 2021. A informação foi revelada pelo secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacherretti, em entrevista nesta sexta-feira (3).

Conforme o secretário, como Minas terminará a vacinação, em primeira dose, de todos adultos já neste início de setembro. Como o intervalo máximo entre doses agora é de oito semanas (caso das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford), em novembro o estado adquirirá a chamada imunidade de rebanho, com a aplicação da segunda dose em todos os adultos.

"Adquirindo essa imunidade de rebanho em lugares abertos, arejados, como parques, praças e ruas, a obrigatoriedade das máscaras pode não ser necessária. Foi o que observamos em outros países. Falando em expectativa e boas experiências, é algo de se imaginar que a gente consiga, em novembro, em lugares abertos, desobrigar o uso da máscara", afirmou.

Apesar da previsão, o secretário destaca ser necessário "viver um dia após o outro". Uma das preocupações das autoridades sanitárias é quanto às mutações. Para evitá-las, é necessário frear a circulação do vírus, explica Baccheretti.

"Enquanto houver replicação de vírus, a variante pode aparecer. O importante é a vacinação andar muito rápido agora. Estamos cada dia mais com pessoas vacinadas com a segunda dose. É importante que a população se vacine porque é a garantia que se dá de redução da circulação do vírus e, com isso, novas variantes não surgirão", completa.




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page