top of page

Macrorregião Oeste permanece na fase mais restritiva do 'Minas Consciente'; micros são atualizadas

Pela segunda semana consecutiva, a macrorregião Oeste permanece na Onda Vermelha do programa "Minas Consciente". A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 nesta quarta-feira (6) e também definiu as novas classificações das microrregiões. As determinações passam a valer a partir do próximo sábado (9).

Dez das 14 regiões do estado estão na onda mais restritiva do plano de retomada segura da economia. Diante desta situação, o Comitê pediu que a população tenha cautela e destacou a necessidade de fortalecimento das medidas de distanciamento social e de prevenção, especialmente durante o Ano Novo. Com a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 desta quarta, as seguintes macrorregiões estão na Onda Amarela: Norte e Triângulo Norte; as macrorregiões Centro, Oeste, Jequitinhonha, Leste, ​Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul estão na fase mais restritiva, a Vermelha. Noroeste e Triângulo Sul estão na Onda Verde. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do "Minas Consciente". Cautela e determinações Diante da situação dos casos no estado, vice-governador Paulo Brant pediu cautela para a população. “Peço à população que permaneça em casa, se possível, e continue adotando todos os cuidados, como o uso de máscaras e higienização das mãos”, alertou. Por conta das festas de fim de ano, o governo de Minas Gerais flexibilizou o funcionamento do comércio. Agora, passado o período festivo, a flexibilização dada ao comércio em localidades inseridas na Onda Vermelha, para funcionar aberto ao público, está suspensa. Entretanto, as atividades que podem ser realizadas de forma remota, como ensino a distância, compras para retirada ou em formato delivery, sem fluxo e contato entre clientes, alunos e usuários, não está restrito e não está previsto em qualquer uma das ondas, estando aptas para o consumo da população. Também estão incluídos eventos e atividades na modalidade de drive thru e drive-in, sem limitação de clientes/usuários. Contudo, será necessária a aplicação dos protocolos, principalmente em relação à segurança dos trabalhadores e no controle da área externa dos estabelecimentos. Macrorregião Onda Vermelha do 'Minas Consciente' nesta quarta-feira — Foto: Imprensa MG/Divulgação A macrorregião Oeste passou a seguir as determinações da Onda Vermelha a partir do dia 30 de dezembro. Para avançar para a Onda Verde, a menos restritiva, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na fase Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período. As seguintes atividades podem funcionar na Onda Vermelha, segundo atualização do governo estadual nesta quarta-feira (6). Saiba mais no site do "Minas Consciente".

  • Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;

  • Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);

  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;

  • Serviços de ambulantes de alimentação;

  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;

  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;

  • Vigilância e segurança privada;

  • Serviços de reparo e manutenção;

  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;

  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;

  • Construção civil e obras de infraestrutura;

  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Microrregiões Protocolos das ondas do programa estadual — Foto: Imprensa MG/Divulgação Em comparação com a atualização da última semana, três microrregiões do Centro-Oeste permanecem na fase mais restritiva do "Minas Consciente". Amarela Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste; Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas; Verde Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula; Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha; Vermelha Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade; Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta; Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page