Liraa mostra Itaúna com alto risco para infestação de Dengue

Levantamento realizado na semana passada coloca 13 bairros em situação de alerta. Medidas de combate e mutirões de limpeza serão intensificados

Após realização do primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Liraa), o resultado de 4,0% registrado mostra Itaúna com alto risco de infestação para doenças causadas pelo mosquito transmissor, como Dengue, Zika e Chikungunya. Foram pesquisados 2019 imóveis, sendo coletadas 172 amostras, das quais 112 foram positivas e as outras 60 negativas. Os bairros onde foram encontrados mais focos são Santa Edwiges, Parque Jardim, Itaunense, Jadir Marinho, Nova Vila Mozart, Santa Mônica, Nogueira Machado, Pio XII, Piedade, Morada Nova II, Residencial Santanense, Vila Santiago e Veredas. Os recipientes com maiores quantidades de focos foram vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, bebedouros de animais, entulhos, sucatas, dentre outros.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “diante do resultado deste levantamento intensificaremos nosso combate por meio das notificações encaminhadas ao Setor de Vigilância Epidemiológica, bloqueio de casos (Pesquisa Vetorial Especial e Aplicações a Ultra Baixo Volume) e mutirões de limpeza, iniciando pelos bairros com maior incidência de focos como Parque Jardim, Jadir Marinho e respectivas adjacências. Mesmo alto, esse resultado ainda é menor que o Liraa que fizemos na mesma época no ano passado, com índice de 5,7%. Resultado do bom trabalho desempenhado pelos agentes em 2020, apesar da pandemia e seus transtornos. Assim como estamos enfrentando o Coronavírus, que o combate seja igual ao Aedes Aegypti”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, a classificação quanto ao risco é a seguinte: de 0 a 0,9 - baixo risco; entre 1,0 e 3,9 - médio risco; e acima de 4,0 considera-se alto risco de infestação.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Alternativa FM