top of page

Liderança, semifinalistas e briga contra a degola: última rodada do Mineiro terá muitas disputas

O Campeonato Mineiro terá a sua última rodada da primeira fase neste sábado (04), com todos os jogos no mesmo horário (16h30). A nova estrutura do estadual fez com que a última rodada reservasse muita coisa ainda em disputa. Veja um resumo e o que pode acontecer.

Liderança geral

Atlético e América são os únicos dois clubes garantidos para as semifinais, já que ambos lideram seus grupos (A e B, respectivamente) e não podem ser mais alcançados. Mas os dois times ainda disputam a liderança geral da primeira fase, que garante vantagem de jogar por resultados iguais na semifinal e na final.


O Atlético é o líder geral, com 17 pontos, enquanto o América vem atrás, com 15. O Coelho então precisa vencer seu jogo e torcer para um tropeço do Galo, seja empate ou derrota, já que, se empatar em pontos, o Alviverde fica a frente em saldo de gols.



Semifinalistas

A briga mais ferrenha é para os outros dois classificados para as semifinais. No Grupo C, todos os times têm chances de terminarem em primeiro. Tombense e Cruzeiro possuem 11 pontos e estão empatados em vitórias (3) e saldo de gols (4), os primeiros critérios de desempate. O que coloca a equipe de Tombos na frente é o número de gols marcados 13x10.

Publicidade

Sendo assim, se ambos vencerem, o Cruzeiro avança em primeiro se marcar, no mínimo, um gol a mais que o Tombense, caso contrário, avança o Gavião-Carcará. Apesar disso, a Raposa é favorita, já que encara o Democrata-SL, que não briga por mais nada, enquanto a equipe de Tombos vai enfrentar o América, no Independência.


Ainda no Grupo C, o Democrata de Governador Valadares também pode avançar em primeiro. Com 10 pontos, precisa vencer o Atlético e torcer para tropeços de Tombense e Cruzeiro. O Ipatinga também tem chances, mas, além de vencer o Athletic fora de casa, precisa torcer para o tropeço dos outros três.

Apesar de apenas um desses quatro clubes passar em primeiro, um dos outros três ainda pode garantir a classificação. Isso porque o melhor time entre os segundos colocados também avança para as semifinais. No momento, o Athletic ocupa essa vaga, tendo 12 pontos no Grupo A e dependendo só de si para ser o melhor segundo.

Tombense e Cruzeiro, que são os mais prováveis a passarem em primeiro, podem passar em segundo se vencerem e o Athletic não, já que somariam 14 pontos contra 12 (ou 13) do time de São João del-Rei.

Com menos chances para esta vaga, aparecem Ipatinga e Pouso Alegre. O Pousão encara a Caldense, em casa, mas precisa tirar uma diferença de saldo que hoje é de seis gols (-3x3), além de ter que torcer contra dois dos três times do grupo C e marcar cinco ou mais gols que o Ipatinga, que encara o próprio Athletic. Já o Tigre pode se classificar em segundo se: dois dos três outros times do Grupo C não vencerem e ele vencer o Athletic por dois ou mais gols de diferença.

Rebaixamento

O rebaixamento no Campeonato Mineiro terá uma fase a mais nesta edição. Os três piores colocados no geral entrarão em um triangular final, que definirá os dois rebaixados. No momento, os três piores times são do Grupo B: Patrocinense (4), Caldense (4) e Democrata (3). O Villa Nova é quem corre por fora dessa disputa nada agradável, com sete pontos.

O Villa recebe o Patrocinense e precisa apenas empatar para se safar e empurrar os três times para a disputa da degola. Se perder para o time de Patrocínio, entrará para o triangular final, já que eles ficarão empatados em pontos, mas com o Patrocinense com saldo de gols melhor (-4x-7).

Troféu Inconfidência

Os times que não se classificarem para as semifinais e também não acabarem no triangular contra o rebaixamento, terminando entre o 5° e o 8° lugar geral, vão disputar o Troféu Inconfidência. O torneio tem o mesmo molde, com semifinais e finais em dois jogos. Ele serve para definir vagas na próxima Copa do Brasil e na Série D.

Isso significa que apenas o 9° lugar do Campeonato Mineiro não estará disputando mais nada do estadual depois deste sábado.

Os jogos da última rodada são:

Athletic x Ipatinga Pouso Alegre x Caldense Villa Nova x Patrocinense Cruzeiro x Democrata-SL América x Tombense Atlético x Democrata-GV




Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page