top of page

IPVA-MG 2023: governo define data para início do pagamento

O Governo de Minas Gerais definiu o mês de março como data de início da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2023. Em nota enviada à reportagem do Estado de Minas, a Secretaria de Estado da Fazenda afirmou que outras informações como calendário, emissão de guias e valores serão divulgadas posteriormente.

“O Governo de Minas Gerais informa que os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) têm início previsto para março. Demais detalhes, como calendário, emissão de guias e tabelas com valores, serão amplamente divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em momento oportuno”, diz o comunicado. Com a confirmação do tributo para março, Minas pode adotar um calendário semelhante ao de 2022. Na ocasião, os proprietários de automóveis tinham duas opções: pagar em cota única entre os dias 21 e 25 de março (a depender do final da placa do veículo) ou dividir em três parcelas - as duas últimas com respectivo vencimento entre 25 e 29 de abril e 25 e 31 de maio.

Os valores do IPVA de 2022 estavam congelados. A decisão do governador Romeu Zema (Novo-MG), tomada em 2021, foi motivada pela pandemia da Covid-19, que ainda carregava números preocupantes à época. A manutenção das taxas havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em dezembro de 2021.


Com a sanção do mandatário, os proprietários de veículos pagaram em janeiro de 2022 o mesmo valor que a tabela de 2021. A valorização do preço dos automóveis mobilizou a apreciação do projeto na Assembleia. O valor dos carros usados tiveram aumento significativo durante a pandemia do coronavírus, com alta de 22,81%, na média.






Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page