top of page

Governo Lula estuda possibilidade da volta do Horário de Verão

Em novembro do ano passado o perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma enquete para saber o que as pessoas achavam da volta do Horário de Verão. Na época, o retorno do horário venceu com 66,2% contra 33,8% que não votaram pelo não. A plataforma computou 2.363.087 milhões de votos. O governo diz que analisa o retorno ou não do Horário de Verão.

"O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que, do ponto de vista técnico, a pasta tem conduzido análises ordinárias sobre a pertinência ou não da adoção do Horário de Verão", detalha nota enviada à Itatiaia.

A pasta afirma que analisa os horários de maior consumo para ver a viabilidade da ação.

"Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política."

Fim do horário

O fim do horário de verão, ocorrido por meio do Decreto nº 9.772/2019, ainda no governo Jair Bolsonaro, teve por base estudos do Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


"Os estudos mostraram que a medida deixou de produzir os resultados esperados, perdendo a razão de ser aplicada."

Segundo o Operador, "não foi identificada economia significativa de energia, pois a redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã."

Com base nessas análises, o Ministério optou pelo fim do Horário de Verão, que segundo a pasta "não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência."




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page