top of page

Galo precisa repetir feito de 1978, 2013 e 2017 nesta quinta para atingir 1º objetivo na Libertadore

O Atlético poderá se garantir matematicamente nas oitavas de final da Copa Libertadores já nesta quinta-feira (13). Para isso, primeiro precisará torcer para que o Deportivo La Guaira-VEN não vença o Cerro Porteño-PAR nesta quarta, na Venezuela. Depois, terá que ganhar do América de Cali, em Barranquilla, na Colômbia, às 21h (horário de Brasília). Assim, o Galo ficaria com dez pontos e não poderia ser ultrapassado pelos venezuelanos.


Com duas vitórias seguidas na Libertadores (América de Cali e Cerro Porteño, ambos no Mineirão), o Galo é obrigado a emendar uma trinca de triunfos para ter a chance de atingir o primeiro objetivo do clube na competição com duas rodadas de antecedência.

Mas quantas vezes na história o Atlético conseguiu vencer três partidas seguidas? A façanha foi conquistada em três ocasiões.

A última foi em 2017, quando o Atlético bateu Libertad-PAR (2 a 0), Sport Boys-BOL (5 a 1) e Godoy Cruz-ARG (4 a 1) nas três partidas do returno do Grupo F. A sequência foi quebrada nas oitavas de final, ao perder o duelo de ida para o Jorge Wilstermann-BOL.

Ao longo da campanha do título de 2013, o Atlético não só emplacou três vitórias seguidas, mas como alcançou o recorde de triunfos consecutivos do clube na Libertadores. Foram cinco, todos na fase de grupos: São Paulo (2 a 1), Arsenal de Sarandí-ARG (5 a 2 nos dois jogos) e The Strongest-BOL (2 a 1 nas duas partidas).


A sequência alvinegra em 2013 só foi interrompida na última rodada da chave, quando o time já estava classificado para as oitavas e perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, no Morumbi.

A primeira trinca de vitórias do Atlético na Libertadores foi na edição de 1978. Naquele ano, o Galo estava no Grupo 3 da competição e, após empatar os dois primeiros jogos, engatou uma sequência de quatro vitórias – 5 a 4 no Palestino-CHI, 2 a 1 no São Paulo, 5 a 1 no Unión Espanhola-CHI e 2 a 0 no Palestino-CHI – e avançou para a próxima fase. A série positiva foi anulada pelo Boca Juniors no primeiro duelo do triangular do Grupo 1 das semifinais.

Após três rodadas disputadas no Grupo H, o Atlético lidera com sete pontos, o Cerro Porteño é o segundo com quatro, o La Guaira ocupa a terceira posição com três e o América de Cali segura a lanterna da chave com apenas um ponto somado. Caso o Galo vença e o La Guaira não bata o Cerro, o time alvinegro atingiria 10 pontos e garantiria a classificação às oitavas de final de forma antecipada, mesmo que perca as duas últimas partidas. Isso porque os venezuelanos poderiam chegar no máximo aos nove pontos em caso de derrota ou aos mesmos 10 pontos se empatarem nesta quarta-feira. Neste último caso, porém, ficariam atrás no primeiro critério de desempate: o número de vitórias (3 do Galo contra 2 do La Guaira).

.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page