top of page

Galo praticamente garante o título do Brasileirão se conquistar 50% dos pontos em disputa

O Atlético pode estar a seis vitórias do título brasileiro de 2021. Com base nos números atuais, marcando mais 18 pontos, o time do técnico Cuca chega a uma marca que não pode ser alcançada pelo Flamengo se a equipe carioca mantiver o aproveitamento de 64% que teve na competição até agora.


Esses 64% de aproveitamento do rubro-negro da Gávea projetados para as 38 rodadas significam 73 pontos ao final do Brasileirão. Assim, chegando aos 74 o Galo levantaria a taça. Como já tem 56, precisaria de 18 nos 36 que ainda disputa para encerrar o jejum de meio século sem erguer o caneco da principal competição nacional de clubes.

Os 72% de aproveitamento que o Atlético carrega nesta Série A, projetados, significam 82 pontos, marca mais do que segura para se chegar ao título. Em toda a história dos pontos corridos com 20 clubes, com a primeira edição em 2006, o melhor vice-campeão foi o Santos, em 2019. Sob o comando do argentino Jorge Sampaoli chegou aos 74 pontos.

Análise

Os matemáticos indicam que alcançar dois pontos por rodada no Brasileirão por pontos corridos é uma marca suficiente para se garantir o título. Na competição com 20 clubes, isso significa chegar aos 76 pontos. Com base nesta afirmação, o Galo, apesar da derrota de 2 a 1, de virada, para o Atlético-GO, no último domingo (17), em Goiânia, tem hoje quatro pontos de “gordura”, pois em 26 partidas somou 56 pontos e precisaria ter 52 com o aproveitamento de 66,7% que é garantia de título.


Para chegar aos 76 pontos, o Atlético precisa somar 20 pontos nos 36 que ainda disputa, o que significa 55,5% de aproveitamento.

Já seu concorrente ao título, o Flamengo, chegaria aos dois pontos por jogo se tivesse vencido o Cuiabá, no último domingo, no Maracanã, mas com o empate sem gols tem 46 pontos em 24 jogos, portanto deve dois.

Assim, o time de Cuca, mesmo que sofra mais duas derrotas seguidas, por exemplo, seguirá dentro da marca segura do título. Já a equipe de Renato Gaúcho precisa agora de duas vitórias seguidas para chegar aos 66,7% de aproveitamento.

Segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são de apenas 1,3% as chances de duas equipes chegarem aos 76 pontos, que significam um aproveitamento de 66,7%, neste Brasileirão.




Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page