top of page

Criação do sistema cicloviário é aprovada na Câmara de Itaúna

A Câmara de Itaúna aprovou, em sessão na tarde desta terça-feira (3), um projeto de lei para criar o sistema cicloviário. A proposta foi aprovada por unanimidade.

De acordo com o texto da proposta, do vereador Alexandre Campos (DEM), o sistema visa ser incentivo para o uso de bicicletas como transporte na cidade, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável. O texto do projeto prevê que o transporte deverá ser feito em áreas apropriadas e será formado por uma rede viária para o transporte por bicicletas formada por:

  • Ciclovias, que será constituída de pista própria para a circulação de bicicletas;

  • Ciclofaixas, consistirá de uma faixa exclusiva destinada à circulação debicicletas, delimitada por sinalização específica, utilizando parte da pista ou da calçada;

  • Faixas compartilhadas, que poderá utilizar parte da via pública, desde quedevidamente sinalizada, permitindo a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito deveículos motorizados ou pedestres;

  • Rotas operacionais de ciclismo

Também deverão ser oferecidos locais específicos para estacionamento, como bicicletários e paraciclos. De acordo com o projeto, a Secretaria Municipal de Regulação Urbana deverá consolidar, em um programa de implantação, o Sistema Cicloviário do município e manter ações educativas permanentes para promover padrões de comportamento dos ciclistas, assim como de pedestres e os condutores de veículos, motorizados ou não sobre o uso adequado de espaços compartilhados.




Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page