Com estoques em baixa, Hemominas faz campanha e convoca pessoas para fazerem doação de sangue

A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue em todas as regiões do estado, já que o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais desde o início da pandemia do novo coronavírus. 


A convocação é para doadores de todos os tipos sanguíneos já que atualmente todos os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

Segundo a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, a diminuição do número de doadores nunca durou tanto tempo. "Já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um período tão prolongado", afirma.

De acordo com a Fundação todas os protocolos de segurança estão sendo adotados para que as pessoas possam doar sem se preocupar com a covid-19. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação, para evitar aglomerações, o uso obrigatório de máscara, a utilização de álcool gel para higienização e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo distanciamento social.

O agendamento pode ser feito pelo site da Fundação ou pelo MGapp. Os endereços e horários também podem ser consultados pela internet.


Quem tiver interesse em doar sangue deve seguir algumas recomendações: é necessário estar saudável e, no caso de ter sintomas de gripe (como tosse, febre, coriza e dor de garganta), será necessário aguardar 30 dias para fazer a doação. É preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus da covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação, mesmo que assintomáticos. Doadores que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para covid-19 também são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Alternativa FM