Comércio será fechado em Divinópolis uma semana após ser reaberto

Quatro dias após o comércio de Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, ser reaberto, a microrregião do município migrou para a onda vermelha do programa Minas Consciente. Na fase mais restritiva, a partir de segunda-feira (18/01), apenas os serviços essenciais poderão funcionar integralmente. Já as demais atividades econômicas serão analisadas por segmento. Elas ficaram paralisadas por uma semana e foram reabertas na última segunda (11/01).

Para tentar minimizar o impacto econômico, a equipe técnica irá elaborar um plano de trabalho para permitir que as atividades comerciais não sejam totalmente paralisadas. “A ideia desta administração é minimizar esse impacto negativo que é inevitável com o comércio fechado. Ele não vai precisar trabalhar de portas fechadas. Dentro do Minas Consciente tem esses direcionamentos e essa nova administração tentará detalhar isso em decreto, fazer esse alinhamento com a vigilância sanitária”, explicou o secretário de desenvolvimento econômico, Luiz Ângelo Gonçalves durante coletiva no início da noite de hoje.

O decreto com o anexo detalhando as normas sanitárias para cada segmento será publicado na segunda-feira (18/01). Um dos protocolos é sobre o funcionamento das lojas. “Os lojistas não poderão receber as pessoas nas lojas, mas poderão retirar no balcão, continuar os trabalhos, desde que apresentemos um plano de trabalho”, exemplificou a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC). Também serão analisadas as possibilidades de manter as atividades das academias e as celebrações religiosas.


“Vamos chamar todo mundo para que possamos fazer de um formato técnico e jurídico, mas também com bastante segurança sanitária, para que os prejuízos, principalmente para os nossos comerciantes sejam menores”, explicou.

O decreto terá validade por uma semana, até a nova classificação do programa estadual e reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19. O prefeito descartou, inicialmente, suspender a adesão de Divinópolis ao Minas Consciente.

“Divinópolis continua no Minas Consciente. É com desprazer que dou essa notícia para o divinopolitano. Tenho certeza que os números vão cair a partir de semana que vem. Com a ajuda da população podemos retornar para a onda amarela na outra semana”, afirmou.

Gleidson afirmou que a fiscalização será intensificada. “A tolerância vai ser zero, principalmente com as festas clandestinas, vai ter multa pesada tanto para quem está fazendo, como para quem está alugando”, enfatizou. A taxa de contágio foi a principal em levar a cidade para a fase mais restritiva. Em 24 horas houve 600 notificações. O resultado desta semana, segundo o prefeito, é o reflexo das festas de final de ano, como Natal e Réveillon.

“O comércio infelizmente, de novo, vai pagar uma conta que não é dele”, completou.

As cirurgias eletivas também foram suspensas. Já sobre as provas do Enem, o município aguarda um posicionamento jurídico e que, por enquanto estão mantidas, já que Divinópolis permanece na onda amarela por força de decreto até domingo (17/01).




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Alternativa FM