top of page

BH tem quatro casos suspeitos de ômicron, confirma SES de Minas Gerais

Minas Gerais investiga quatro casos suspeitos da variante ômicron da Covid-19 em pacientes que vieram do continente africano. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta segunda-feira (13), os pacientes se encontram em Belo Horizonte e vieram de Gana, Moçambique e da África do Sul (dois).


De acordo com a SES, são duas mulheres e dois homens, já com resultados positivo para Covid. Todos se encontram em isolamento domiciliar.

A previsão é que o resultado dos exames fique pronto entre 5 a 7 dias úteis. Somente assim, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) poderá confirmar se os casos são realmente da nova variante.

Segundo o governo de Minas, o Estado foi notificado pela prefeitura de Belo Horizonte. “A notificação se deu em decorrência do vínculo epidemiológico, o resultado positivo para covid-19 pela metodologia RT- PCR e por apresentar sintomas em até quatorze dias após a entrada no país. Os casos já foram comunicados ao Ministério da Saúde”, informou em nota.

Até esse domingo, porém, o Ministério da Saúde informava apenas um caso suspeito em Minas (e oito confirmados no Brasil). Um novo boletim do governo federal deve ser divulgado nesta segunda.


No início deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde de MG descartou a suspeita de que uma viajante, recém chegada do Congo, na África, diagnosticada com Covid, tivesse sido infectada pela variante ômicron.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que as amostras dos casos suspeitos foram encaminhadas para sequenciamento genético e destacou que segue realizando o acompanhamento permanente da situação.

“O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza um trabalho de monitoramento continuado para acompanhar suspeitas de surtos e novas variantes precocemente, além de outras situações relacionadas à transmissão da Covid-19”, ressaltou em nota.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page