top of page

Atlético e América já dividiram o pódio do Mineiro 18 vezes, mas vão apenas para 6ª final direta

Dois dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais, Atlético e América vão se encontrar na final do Campeonato Mineiro de 2023. Eles já dividiram o pódio da competição em 18 oportunidades, mas em apenas cinco delas se enfrentaram diretamente na busca pelo título.

O Campeonato Mineiro é disputado desde 1915, tendo se tornado um torneio profissional em 1933 e passado a ter esse nome em 1958. Foi em 58, inclusive, que Atlético e América se encontraram na primeira decisão direta do Estadual. Antes disso, eles dividiram o pódio da competição, sem duelarem em finais diretas, em 10 oportunidades: 1916 (América), 1917 (América), 1918 (América) 1921 (América), 1923 (América), 1927 (Atlético), 1939 (Atlético), 1942 (Atlético), 1948 (América) e 1949 (Atlético).


Na primeira decisão do Campeonato Mineiro, em 58, o Atlético celebrava o seu cinquentenário e lutou para conquistar o título, que veio com duas vitórias de 1 a 0 contra o América. Depois disso, eles voltaram a duelar diretamente pelo título mais de 40 anos depois.


Foto da primeira final direta entre Atlético x América, em 1958, no Independência (Reprodução)

Na ocasião, eles protagonizaram uma disputa de “melhor de três”. O Coelho venceu o primeiro, e o Galo, que tinha vantagem, empatou o segundo e venceu o terceiro, ficando assim com a taça daquele ano.


Antes de 1999, eles dividiram o pódio do Campeonato Mineiro mais duas vezes, mas sem confrontos diretos pelo título. Em 1993, estiveram juntos em um quadrangular final ao lado de Cruzeiro e Democrata-GV, que terminou com o Atlético em primeiro e o América em segundo. Já em 1995, o Mineiro foi disputado em dois turnos e uma final aconteceria entre o campeão do primeiro e do segundo. No entanto, o Galo venceu ambos e ficou com a taça sem precisar de final, enquanto o Coelho ficou com a segunda melhor campanha no geral.

Neste século

No século 21, Atlético e América se encontraram em quatro finais. Inclusive, todas as vezes que o Coelho chegou na decisão, foi contra o Galo. Eles dividem os títulos, o Alviverde venceu em 2001 e em 2016, enquanto o Alvinegro ficou com a taça em 2012 e 2022.

Ou seja, na final em 2023, eles vão disputar uma “competição particular” para ver quem venceu mais títulos sobre o outro até aqui no século. No geral, o número de títulos de um com vices do outro no mesmo campeonato também está empatado, ou seja, o Atlético foi campeão em nove oportunidades que o América foi vice e o Coelho foi campeão em nove oportunidades que o Galo foi vice.

Atlético e América vão se enfrentar nos dias 1° e 08 de abril, no Independência e no Mineirão, respectivamente. O Galo tem vantagem de jogar por dois resultados iguais, vitória e derrota pelo mesmo placar, ou dois empates, por ter sido o líder da primeira fase.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page