top of page

América pode igualar sua maior sequência de vitórias sobre o Cruzeiro

O América pode igualar neste sábado (11), na partida de ida pelas semifinais do Campeonato Mineiro, sua maior sequência de vitória sobre o Cruzeiro na história. Nos anos 1920, quando o Coelho dominou o futebol mineiro na primeira metade, consolidando seu decacampeonato estadual, chegou a alcançar seus confrontos seguidos contra o Palestra Itália com vitórias. A marca pode ser repetida na Arena do Jacaré, pois os americanos venceram os últimos cinco clássicos diante dos cruzeirenses.

A primeira sequência do América começa num jogo histórico. Após terminarem empatados com 18 pontos o Campeonato Mineiro de 1922, América e Palestra Itália fizeram a primeira final direta da história da competição, em 5 de novembro daquele ano.


Disputada no Prado Mineiro, a partida terminou 2 a 1 para os americanos, que chegaram ao heptacampeonato na sequência do deca, encerrada em 1925, num título que foi homologado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) em 2012, ano do centenário do clube.

A partir daí foram mais cinco vitórias do Coelho, numa série encerrada em 13 de maio de 1927, com uma goleada por 6 a 3, no Campo do América.

Foi dentro dessa sequência que aconteceu a maior goleada do América sobre o Cruzeiro, por 7 a 1, em 24 de junho de 1923, no estádio americano.


Durante essas seis vitórias seguidas do Coelho no início do século passado tem um W.O. para o Palestra Itália, em 21 de dezembro de 1924. Os americanos já tinham garantido o eneacampeonato mineiro e abriram mão da partida contra os palestrinos, pelo Campeonato da Cidade, para disputarem um amistoso, como base da Seleção Mineira, contra a Seleção Baiana, que disputava a fase final do Campeonato Brasileiro de Seleções.

Agora, o América acumula cinco vitórias seguidas sobre o Cruzeiro. Venceu os três clássicos pelo Campeonato Mineiro de 2021, quando os dois clubes também se enfrentaram pelas semifinais, e ganhou na fase classificatória em 2022 e este ano.

Recordes no clássico

As maiores séries de vitórias da história do clássico entre cruzeirenses e americanos são da Raposa. No período do primeiro tricampeonato da sua história, entre 1928 e 1930, o Palestra Itália venceu o América por dez vezes seguidas.


Entre 6 de outubro de 1974 e 18 de fevereiro de 1976, o Cruzeiro venceu sete partidas seguidas diante do Coelho.

O jogo deste sábado, às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, é um capítulo importante da história do clássico não apenas por ser o início da briga por uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro, mas também pela série de vitórias que os americanos buscam, e do desejo cruzeirense de encerrar essa incômoda sequência.




Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page