top of page

Agora é no visual: Atlético joga seis rodadas finais precisando de derrota e empate a mais do Inter

Como se diz nas corridas de Fórmula 1, agora é no visual. Com os quatro clubes que realmente brigam pelo título da Série A tendo o mesmo número de jogos, as chances de 71,1% do Internacional, apontadas pelo site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são apenas a prova do favoritismo do Colorado nesta disputa, que já pode ser simplificada.

No caso do Atlético, que é o quarto colocado na classificação, mas o terceiro em chances, com 11%, contra 11,9% do vice-líder Flamengo, e 5,8% do terceiro colocado São Paulo, a projeção é muito simples.

O primeiro alvo é o Inter, que tem cinco pontos e uma vitória a mais que o time de Jorge Sampaoli. Assim, para superar os gaúchos, o Galo precisa nas seis rodadas finais que o Colorado tenha uma derrota e um empate a mais do que ele.

Para superar Flamengo e São Paulo, basta que ambos tenham um empate a mais que o Atlético.

Projeções


A segunda maneira de tratar das chances de título é usando o que aconteceu no Brasileirão até agora. E o aproveitamento de 64,58% do Internacional até agora, projetado para 38 rodadas, dá 73 ou 74 pontos, pois o número exato é 73,6.

De toda forma, se o Colorado conseguir nas seis rodadas finais manter o nível, conquistando 11 ou 12 pontos em 18, obrigará o Atlético a ser 100% para chegar ao título.

O Galo tem 57 pontos. Com os 18 que ainda disputará, pode chegar no máximo a 75. E esta é uma marca que garantiria a taça em qualquer edição do Brasileirão por pontos corridos, com 20 clubes, pois o melhor vice da história é o Santos, de Sampaoli, que em 2019 chegou aos 74 pontos.

Libertadores

Com cinco pontos a mais que o quinto colocado Palmeiras, e uma vantagem de três vitórias, o Atlético só pode ser ultrapassado pelo Porco se ele marcar seis pontos a mais nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

No caso do Grêmio, que é sexto, com seis pontos e cinco vitórias a menos, ele precisaria marcar sete pontos a mais que o Galo em 18.

Palmeirenses e gremistas disputam a final da Copa do Brasil, sendo que os paulistas ainda decidem neste sábado (30) a Libertadores com o Santos.

As duas competições dão vaga no principal torneio de clubes da América do Sul e isso pode facilitar ainda mais a caminhada do Atlético na volta à Libertadores, o que já é praticamente uma realidade. A UFMG considera serem de 99,36% as chances alvinegras de jogar o torneio na temporada 2021, mas isso de G-6, não de vaga direta à fase de grupos, que é o segundo objetivo do Galo depois do título.




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page