Postos de combustíveis em Minas Gerais temem desabastecimento de diesel
Postos de combustíveis de Minas Gerais temem desabastecimento de diesel nos próximos dias. O alerta é do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo (Minaspetro), Carlos Guimarães.
O gargalo foi gerado pela queda no consumo de combustíveis no início da pandemia. Mas, com a retomada da parte das atividades comerciais no estado, a demanda aumentou e a oferta tem sido insuficiente.
De acordo com Guimarães, para driblar a crise no fornecimento, a entidade solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a redução na mistura do biodiesel, passando de 12% para, pelo menos, 10%, por 30 dias.
"As distribuidoras que fornecem os combustíveis para os postos não têm conseguido comprar o biodiesel e com isso tem tido um pouco de racionamento nas entregas", cita.
Outro impacto é em relação aos preços, que subiram "demasiadamente". "Um litro de biodiesel custa o dobro do litro diesel. Isso tem um impacto no custo do produto. Quanto maior esse percentual vai ficando mais caro", completa Guimarães.
