Em reunião, FMF propõe retorno do Campeonato Mineiro dia 26 de julho, em sede única
Eu reunião, FMF apresentou ao governo de Minas proposta para terminar o Campeonato Estadual em três semanas a partir de 26 de julho
As partidas de semifinal e final seriam disputadas em ida e volta
Também é proposto pela FMF decisão em sede única, com protocolos de testagens
Decisão depende do aval do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes)
A Federação Mineira de Futebol espera que o Campeonato Mineiro possa retornar no dia 26 de julho. A proposta foi apresentada pelo presidente da entidade, Adriano Aro, ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, na manha desta quarta-feira durante reunião, que também contou com a presença de médicos de América, Atlético e Cruzeiro.
A Itatiaia já havia antecipado a informação sobre a proposta para o segundo semestre de julho. A ideia da FMF é que o estadual seja concluído em três semanas. Para conclusão da competição, restam seis datas, sendo as décima e 11º rodadas, que seriam disputadas na primeira semana, e as fases eliminatórias semifinal e final, que seriam disputadas em partidas de ida e volta nas duas últimas semanas.
Além disso, também é previsto período de 25 a 30 dias de preparação para as equipes. "Durante esse período elas (equipes) terão que executar um protocolo de treinos, já foramatado pela CBF, que estabelece medição de temperatura, utilização de oximétro, resposta a questionários. Tudo isso para se detectar quem são aqueles atletas que possam apresentar o vírus", explica Aro.
Agora, conforme Aro, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) analizará a proposta. "Ele fará as alterações necessárias para que possamos, então, ter um protocolo fechado", explica. Segundo ele, a FMF saiu "otimista" da reunião. "Todos juntos estão empenhando os esforços para que tenhamos a retomada do campeonato o mais rápido possível".
Sede única
A proposta da FMF também prevê que o Campeonato Mineiro seja concluído em sede única, conforme Aro. "A ideia da Federação é deslocar todas as equipes para uma única cidade, manter as equipes e comissões técnicas todas confinadas nessa cidade e realizar ali todos os jogos restantes", explica.
