Médico do Cruzeiro diz que jogadores precisarão de um mês para recuperar forma física
Sem treinar na Toca da Raposa II há quase dois meses, os jogadores do Cruzeiro precisarão de pelo menos 30 dias para aprimorarem a forma física e reunirem condições de disputarem uma partida oficial – mesmo que ainda não haja uma data para o retorno das competições no Brasil. Esta é a estimativa feita pelo médico do clube, Sérgio Campolina, que explicou a situação à Itatiaia (ouça a entrevista completa no player abaixo da manchete).
O elenco cruzeirense realizou a última atividade no CT em 18 de março. Desde então, os treinos estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus e os atletas passaram a fazer atividades em casa sob a orientação remota dos profissionais do clube – a exceção do período de 30 dias em que tiveram as férias antecipadas (1º a 30 de abril).
“A gente não tem um número específico de tempo necessário [para os jogadores estarem aptos fisicamente]. Os dados estatísticos que temos é que, teoricamente, para um atleta recuperar o nível que ele estava antes de ter a interrupção do treinamento, como uma lesão ou essa situação que estamos vivendo, ele precisaria de metade do tempo parado para treinar. Ou seja, parou oito semanas, precisaria de quatro semanas de treinamento para ficar no mesmo nível”, disse.
“Vamos tentar trabalhar com esse número para recondicionar os atletas. Como ainda não temos uma previsão de data [de retorno das competições], a gente vai tentar fazer um trabalho semanal buscando esse condicionamento dentro da metade do tempo em que eles ficaram parados”, completou.
O Cruzeiro obteve, na última quarta-feira (13), a autorização da prefeitura de Belo Horizonte para retomar os treinos na Toca da Raposa II. Nesta sexta (15), os funcionários do clube farão testes para detectar a presença ou não de coronavírus, enquanto os jogadores e membros da comissão técnica serão submetidos aos exames na segunda (18). A expectativa da Raposa é voltar às atividades na quarta (20).
