top of page

Coronavírus: prefeitura de Divinópolis assina decreto de emergência

A Prefeitura de Divinópolis anunciou durante uma coletiva para a imprensa nesta segunda-feira (16), uma série de medidas contra a Covid-19. As ações constam em um decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito Galileu Machado (MDB), que tem força de lei e vale por 20 dias.

Segundo o secretário de Saúde Amarildo de Sousa, dentre as medidas está a suspensão das cirurgias eletivas nas unidades credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A suspensão será válida a partir do dia 23 de março, seguindo por tempo indeterminado.

"A partir do dia 23 vamos suspender as cirurgias eletivas, mas não totalmente. Elas vão passar por uma regulação e os médicos reguladores irão observar a necessidade da cirurgia ou do leito para o coronavírus. Se necessário, suspenderemos todas", informou.

Situação de emergência

Segundo o secretário de Saúde, Amarildo Sousa, o decreto de situação de emergência é sobretudo, uma medida que vai garantir agilidade no atendimento à população contra o coronavírus.

"Quando se coloca o município em situação de emergência de saúde pública, temos a possibilidade da compra e da contratação de profissionais com mais agilidade. Nos trâmites normais esses procedimentos levam um pouco mais de tempo. Esse decreto suspende atividades e dá a possibilidade da Secretaria de Saúde ser mais ágil", explicou.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde Janice Soares, este um momento que todos terão de abrir mão de algumas coisas. "Infelizmente vamos ter que abrir mão de lazeres, de atividades. Vamos dizer que vamos interferir até em questões econômicas do nosso município, mas são medidas necessárias, uma vez que nos países que não tomaram essas providências ocorreram picos da doença e infelizmente vidas foram perdidas em função da deficiência da assistência", completou.

Atividades suspensas

Ainda segundo o que foi informado na coletiva, também estão suspensas a partir desta quarta (18), as aulas na rede pública e privada por 20 dias. A medida também serve para shows, atividades culturais, academias, eventos religiosos, acesso a museus, bibliotecas, clubes sociais pelo mesmo período.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page