Após teste positivo para coronavírus, ministro da Saúde pede calma e diz que doença é gripe
Após o primeiro teste positivo para o novo coronavírus no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, evita alarde, diz que o país vai se preparar da melhor maneira e ressalta que a doença é apenas uma gripe.
“É preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse ao blog do Camarotti, do portal G1. “E não podemos perder a noção de humanidade”.
O teste deu positivo para um paciente de 61 anos de São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ainda falta novo teste, que deve ter resultado pronto nesta quarta-feira (26) para tratar o diagnóstico como confirmado. Segundo o governo, o paciente está bem e tem sinais brandos da doença.
“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, disse o ministro.
