Novembro Azul: Bate Papo alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata

Encontro sobre a prevenção ao Câncer de Próstata reuniu mais de 50 pessoas no auditório do Edifício CDE

As entidades CDL Itaúna, ACE Itaúna, Sindicomércio e Sicoob Centro Oeste, com a proposta de divulgar e alertar quanto a necessidade de prevenção ao Câncer de Próstata na campanha “Novembro Azul”, promoveu na manhã desta segunda-feira (18/11), uma conversa sobre a Saúde do Homem, sob a condução do psicólogo Dr. Marciliano Coelho e do urologista, Dr. Mateus Augusto.

Com o tema #azultitude, o bate papo foi dinâmico e esclarecedor, abordando temas diversos quanto aos cuidados com a saúde do homem, que influenciam diretamente na ocorrência do Câncer de Próstata, como suas principais causas, sintomas, fatores de risco, diagnóstico, dentre outros assuntos importantes. Dr. Mateus Augusto destacou que esse assunto ainda gera muito preconceito, o que infelizmente atrapalha no diagnóstico. Destacou que 90% das vezes pode salvar a vida, mas é preciso ficar em dia com a prevenção.

Além do bate papo, ao final do evento foi sorteado pela AVACCI 10 exames de PSA Ultra Sensível, e em parceria com o Laboratório Hemolab também foi sorteado 03 kit exames check-up, contemplando 12 exames totalmente gratuitos, destinados a homens. Além disso, a loja associada King Menswear sorteou 03 presentes para os participantes, e a equipe do Siccob Seguros, esteve presente apresentando sobre seguros familiares, que possibilitam vários benefícios a quem sofre ou pode vir a sofrer com esta enfermidade.

Campanha Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Atualmente, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela a Vida, foram divulgados cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata em 2018, no Brasil, onde cerca de 90% de chances de cura se a doença for descoberta precocemente. Dentro desta perspectiva, estimasse que acontece cerca de 15 mil mortes por ano, onde podemos calcular 1 morte a cada 40 minutos.

Os fatores de risco apresentados são: idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir de 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre homens afrodescendentes), alimentação inadequada, vícios (tabagismo e alcoolismo) e sedentarismo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square