Itaúna sedia 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento

O evento tem como tema central “Gestão Pública Sustentável”

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), por meio da Regional de Minas Gerais, deu início nessa terça-feira, 12 de novembro, ao 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. O evento reuni municípios e profissionais do setor até a próxima quinta-feira, 14.

O Congresso Mineiro tem como tema central “Gestão Pública Sustentável”, buscando promover a troca de experiência entre os municípios e ampliar o conhecimento dos participantes para a melhoria dos serviços de saneamento básico. A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de experiências exitosas e visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna (ETE).

“Itaúna está sediando de 12 a 14 de novembro o 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. Um evento onde estão acontecendo cursos, debates, bate-papo e uma importante discussão dos rumos do novo marco regulatório de saneamento. Contamos com pessoas de diversas regiões, ou seja, com grande representatividade em todo país”, comenta o diretor-geral do SAAE, Arlei Cristiano da Silva.

“Nós sabemos que além de uma implantação de saneamento básico que tem reflexo em políticas de saúde, temos a repercussão nas políticas ambientais. Então é muito importante valorizarmos a universalização do acesso adequada dos resíduos sólidos urbanos. Uma boa ou má qualidade do saneamento influencia diretamente na qualidade dos nossos rios e bacias hidrográficas, e é por essa razão que nós viemos aqui hoje prestigiar o congresso, salientando o quanto é importante essa política para o poder público, estados e municípios”, expõe o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Germano Vieira.

O secretário explicou ainda o grande projeto-piloto para a cidade “a adoção de sacolas biodegradáveis, para que a própria população tenha um engajamento ainda maior na separação dos resíduos para facilitar, inclusive, na parte da cooperativa, além é claro, de aumentar a vida útil do aterro sanitário. Um viés social, ajudando as famílias que são verdadeiras empreendedoras do bem, e ainda, desenvolver a economia local, ao passo que nós estamos também preservando o meio ambiente”, explica.

“Sem dúvida alguma estamos caminhando para a universalização do atendimento do saneamento básico. Pretendemos inaugurar a nossa Estação de Tratamento de Esgoto no próximo semestre, com atendimento de 100% do esgoto urbano. Caminhamos muito bem na questão da coleta seletiva, que nos permite, agora, com esse novo projeto-piloto do Governo do Estado, otimizar a atuação dessa coleta seletiva e criar cada vez mais uma cultura de separação do lixo seco e molhado, que é mais do que isso, é pensar em estender a vida útil do nosso aterro sanitário”, finaliza o prefeito, Neider Moreira de Faria.

Estiveram presente na solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Germano Vieira, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rogério Siqueira, representantes da Assemae, Aparecido Hojaij e Esmeraldo Pereira Santos, o secretário Executivo da secretaria de Meio Ambiente, Hidelbrando Neto, subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, além de autoridades do alto escalão do Governo do Estado.

O evento contou ainda com a presença do vice-presidente da mesa diretora da câmara, Hudson Rodrigues Bernardes, o secretário da mesa diretora, Lacimar Cesário da Silva, a vereadora Gláucia Maria Santiago, o vereador Antônio José da Faria Júnior (Da Lua), além do secretariado municipal.

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

Criada em 1984, a Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento e desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico, responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana. A entidade possui reconhecimento nacional e internacional, com destaque para a conquista do Prêmio Lúcio Costa em 2017, uma das mais importantes honrarias concedida pela Câmara dos Deputados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square