top of page

Campanha de vacinação contra o sarampo é intensificada em Itaúna após registro de caso da doença

A Prefeitura de Itaúna adotou algumas ações preventivas contra o sarampo após um caso da doença ser registrado na cidade em uma jovem de 20 anos no último mês. Segundo a diretora em Saúde, Maria Izabel Faria, toda equipe tem se mobilizado em ações preventivas como busca ativa de casos suspeitos e conscientização da importância da vacina.

O caso registrado na cidade foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O boletim da pasta informou que Itaúna estava entre os cinco municípios do Estado onde havia casos que "muito provavelmente seriam confirmados”.

“A partir do momento que fomos notificados de um caso suspeito de sarampo, nós acionamos a Atenção Primária para desenvolver as ações de bloqueio vacinal, busca ativa de casos suspeitos, avaliação e vacinação desonestas que não têm o registro dessa vacina no cartão vacinal”, disse.

Ainda segundo Maria Izabel, as ações têm surtido efeito. No entanto, a equipe tem notado que muitas mães ainda não levaram os filhos para o reforço vacinal, que é a segunda dose.

Outro detalhe que a equipe de Saúde em Itaúna chama atenção é sobre a eficácia da vacina, que é de 95 %, ou seja, ainda restam 5% de chances da pessoa vacinada contrair a doença. "Mesmo assim é importante reforçar a necessidade da vacina”, destacou.

Paciente

Na ocasião do registro do caso, a Prefeitura informou que a paciente é uma jovem de 20 anos que deu entrada no pronto-socorro do Hospital Manoel Gonçalves no dia 8 de agosto. "Devido aos sinais e sintomas compatíveis com a doença, foi coletado material e enviado para exame na Fundação Ezequiel Dias (Funed), o qual teve resultado positivo", informou. A jovem mantinha o cartão de vacina em dia.

Conforme a SES-MG, a paciente recebeu a vacina para impedir a evolução da doença. A jovem está bem e se encontra m casa.

Em Minas

De acordo com a SES-MG, desde o início de 2019 foram notificados 249 casos suspeitos de sarampo provenientes de 92 municípios em Minas Gerais. Destes, 67,1% foram descartados, 31,3% estão sob investigação e 1,6% casos foram confirmados.

Vacinação

As vacinas que protegem e são indicadas no caso da doença é a dupla viral, tríplice viral e tetra viral. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, crianças maiores de 6 meses devem receber a vacina tríplice viral.

Segundo calendário, a vacina era aplicada somente em crianças maiores de 1 ano, mas devido ao surto no país o Ministério viu a necessidade de ampliar as imunizações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page