Prefeitura dá início a Campanha Setembro Amarelo com programação especial
Bullying na adolescência e uso de tecnologias e redes sociais, são alguns dos temas que serão tratados em palestras
“A valorização da vida na adolescência: vale a pena adolescer e viver”. Esse será o tema da campanha Setembro Amarelo em Itaúna neste ano. O tema escolhido para 2019 evidencia a necessidade de se trabalhar o suicídio na adolescência como forma de valorização da vida e prevenção, intensificado o trabalho que a Prefeitura vem fazendo desde o início de 2017.
Na abertura da programação especial, segunda-feira, 2 de setembro, a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, realizou palestra no Tiro de Guerra e no Hospital Manoel Gonçalves para toda a equipe.
No dia 10 de setembro, considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, serão realizadas diversas atividades pelas ruas da cidade, uma maneira de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa campanha. Durante todo o mês acontecerão ações em escolas, instituições e setores da prefeitura.
Seminários
23 de setembro
Em parceria com Deputado Estadual Gustavo Mitre, haverá palestras, apresentação artística e distribuição de cartilhas para pais e educadores com temas diretamente relacionados ao comportamento suicida em adolescentes:
Horário: 19 horas
Local: Teatro Sílvio de Mattos
Palestra: Bullying na adolescência: o que precisamos saber?
Palestrante: Débora Silveira Duarte. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ. Membro do Grupo Multidisciplinar Teia Vita da UFSJ/Divinópolis, de trabalho de valorização da vida e suicidologia.
Palestra: O Uso de Tecnologias e Redes Sociais: como educar para proteger
Palestrante: Daniela Brum. Psicóloga pela UEMG – Divinópolis. Especialista em Saúde do Adolescente pela UFSJ. Membro do Grupo Multidisciplinar Teia Vita da UFSJ/Divinópolis, de trabalho de valorização da vida e suicidologia.
24 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Teatro Sílvio de Mattos
Palestra: Como agir diante de comportamentos suicidas e de automutilação
Palestrante: Dra. Nádia Verônica Halboth. Médica, Doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Diamantina, pesquisadora de suicidologia.
25 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Teatro Sílvio de Mattos
Palestra: Habilidades socioemocionais na prevenção do suicídio
Palestrante: Santhiago Bonfim Souza. Doutorando em Psicologia pela UFMG, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atuou como Psicólogo pelo Ministério da Saúde (MS) e atualmente é psicólogo clínico, professor e supervisor de estágios de cursos da área da saúde.
Serviços
A Prefeitura de Itaúna oferece assistência e serviços especializados em Saúde Mental. Ao identificar alguém que precisa de ajuda, é importante aconselhar a pessoa a procurar acolhimento.
* Unidades de Saúde
* Saúde Mental – Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado
Avenida Manoel da Custódia, 1.111 – São Geraldo – 3241.4999
* Centro de Convivência de Saúde Mental
Avenida Jove Soares, 1.056 – Centro – 3243.7967
* Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD
Avenida Jove Soares, 213 – Graças – 3242.4342
* Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS II
Rua Margarida, 369 – São Geraldo – 3243.6328
