América está a dois pontos de alcançar melhor pontuação em primeiras fases do Mineiro
Invicto no Campeonato Mineiro, o América está perto de alcançar sua maior pontuação nas primeiras fases do torneio, desde quando a competição começou a ser disputada por 12 times, em 2005.
Com 21 pontos, em nove jogos, o Coelho está a dois pontos de superar a marca da edição de 2011, quando o clube conquistou 23 pontos, e fechou a primeira parte do estadual na terceira colocação.
A primeira chance de ultrapassar esse recorde será no próximo domingo, às 16h, no Mineirão, quando a equipe comandada pelo técnico Givanildo Oliveira faz um duelo direto com o Atlético pela liderança do campeonato.
Com dois pontos a menos que o rival, o time alviverde, de quebra, tenta terminar a fase inicial do torneio na liderança pela primeira vez, desde 1993.
Naquele ano, em que o Coelho acabaria conquistado o título da competição, o Mineiro foi disputado em três fases, com os três grandes da capital e o Democrata, de Governador Valadares, entrando na segunda parte.
Sob a batuta de Euller, Hamilton e Flávio Lopes, o América liderou o Grupo D e avançou para o quadrangular final, onde se consagraria como campeão estadual, justamente sobre os principais rivais e do time de Valadares.
De olho no rival
Após a vitória por 2 a 0 sobre o Tupynambás, no último sábado, no Independência, que manteve o Coelho na briga pela liderança do torneio, o experiente comandante do América projetou o duelo contra o time alvinegro.
“Nós estamos em segundo lugar, numa situação boa. Todo mundo quer ser primeiro, ninguém quer ser segundo ou terceiro. Mas o Atlético jogou bem, mesmo com time misto, assisti a uma parte do jogo. No segundo tempo o Atlético mereceu ganhar. Mas estamos ali, somos nós e eles. No domingo que vem veremos quem chegará para ficar em primeiro”, completou Givanildo.
A segunda oportunidade de o Coelho melhorar sua pontuação na primeira fase do Mineiro será no dia 20 de março, contra o Guarani, de Divinópolis, no Horto.
Caso termine a primeira parte do campeonato na liderança, o América fará a partida única das quartas de final como mandante. Caso avance, terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols na semifinal e na final, além de fazer o duelo decisivo dessas fases diante da sua torcida.
