Atlético está em lista de clubes que possuem erro de inscrição na Libertadores; presidente está tran

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou na noite desta quarta-feira uma lista com os clubes que possuem erro na inscrição de jogadores em suas competições. E o Atlético é um deles. Além do Galo, que está na terceira fase da Copa Libertadores, outras sete equipes brasileiras foram citadas pela entidade: São Paulo (Libertadores), Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense (Sul-Americana).

Em entrevista durante o intervalo do jogo contra o Defensor, no Uruguai, nesta quarta-feira, o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, garantiu que o clube mandou a lista dentro do prazo e se mostrou tranquilo.

“Não tem nada. O Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema. Nós enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com antecedência. Se existe algum problema, pode ser entre CBF e Conmebol. Isso não é problema do Atlético”, declarou.

Em um comunicado, a Conmebol destacou que a responsabilidade pelos eventuais erros é todos dos clubes e das federações nacionais. "A apresentação no tempo e na forma das listas de jogadores é de responsabilidade exclusiva dos clubes e associações membros, e em nenhum caso atribuível à Conmebol", disse.

Antes mesmo do anúncio da Conmebol, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile havia revelado a investigação. Mas assumiu a responsabilidade para si no caso dos seus filiados alvos do tribunal, apontando que cometeu um erro no envio da lista de inscritos dos clubes.

Há quase duas semanas, a Conmebol puniu o Barcelona de Guayaquil por ter escalado de forma irregular o colombiano Sebastian Perez contra o Defensor, no jogo de ida da segunda fase da Libertadores. Apesar de ter vencido por 2 a 1, o time equatoriano foi punido e teve o placar revertido em derrota por 3 a 0. No duelo de volta, ganhou por 1 a 0, mas foi eliminado do torneio.

O mandatário alvinegro acredita que não haverá punição ao Atlético, já que a lista foi enviada à CBF no prazo. “Nós somos filiados à CBF, não podemos mandar direto para a Conmebol. A CBF que encaminha. O Atlético encaminhou no prazo normal”, finalizou.

A entidade afirmou ainda que os casos foram encaminhados ao Tribunal Disciplinar da entidade e, enquanto não são julgados, a competição continua normalmente.

Agora, diante do novo incidente, a Conmebol não crê que o Barcelona peça a paralisação da Libertadores. A entidade defende que o caso dos equatorianos é diferente. "É importante ressaltar que o caso do jogador Sebastián Pérez do Club Barcelona é substancialmente diferente, considerando que os regulamentos da Fifa relativos ao registro do referido jogador não foram cumpridos. Neste caso, o Club Barcelona o incluiu em sua lista de boa fé, apesar de ainda estar registrado na Federação Mexicana de Futebol de acordo com a decisão dos órgãos judiciais", afirma.

Veja a íntegra do comunicado da Conmebol:

A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;

Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram dispníveis no site da Conmebol;

21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.

Lista de clubes divulgada pela Conmebol com erro na inscrição:

Copa Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA) São Paulo FC (BRA) Club Universidad de Chile (CHI) Club Deportivo Palestino (CHI) Club Libertad (PAR)

Copa Sul-Americana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA) Santos Futebol Clube (BRA) Esporte Clube Bahia (BRA) Fluminense Football Club (BRA) Sport Club Corinthians Paulista (BRA) Associação Chapecoense de Futebol (BRA) Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI) Club de Deportes Antofagasta (CHI) Deportes Unión La Calera (CHI) Unión Española (CHI) Club Sol de América (PAR) Independiente FBC (PAR) Club Deportivo Santaní (PAR) Club Guaraní (PAR) Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN) Zulia Fútbol Club (VEN)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square