Após incidente na barragem de Brumadinho, vereadores de Itaúna anunciam fiscalização de mineradoras

A Câmara de Itaúna anunciou na tarde desta segunda-feira (28) que iniciou uma fiscalização em mineradoras que atuam na região. A cidade não tem no próprio território empresas do setor, mas a Bacia do Rio São João, que abastece os moradores, conta com barragens sediadas na vizinha Itatiaiuçu, Região Central de Minas.

A preocupação surgiu após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, ocorrido na última sexta-feira (25) em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A lama destruiu parte do município e encontrou vazão no Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco, e que passa por mais de 40 cidades mineiras, inclusive no Centro-Oeste de Minas.

"Uma pessoa fez uma publicação em rede social alertando sobre o risco que enfrentamos, caso alguma dessas barragens se rompa [como aconteceu em Brumadinho] e decidimos ir atrás, tirar dúvidas e conferir como está a situação", explicou o presidente do Legislativo, Alexandre Campos (MDB).

Reuniões

Campos e o vice, Hudson Bernardes (PSC), estiveram reunidos em Itatiaiuçu na manhã desta segunda-feira, junto com prefeito e representantes da Câmara de Itatiaiuçu, para esclarecer os riscos apresentados à Bacia do Rio São João por uma das cinco mineradoras do município.

Encontros com representantes de outras mineradoras estão previstos para os próximos dias.

"Nesses encontros, solicitamos a documentação das barragens para analisarmos os níveis de segurança", contou o presidente da Câmara de Itaúna.

Embora esteja no percurso do Rio Paraopeba, a cidade de Itaúna é considerada fora da área de risco caso a lama originada em Brumadinho chegue à região, segundo informou a Prefeitura. Contudo, a situação na Região Metropolitana de Belo Horizonte é motivo de preocupação.

"Temos moradores que trabalhavam em Brumadinha. Dois corpos encontrados são de pessoas da cidade e aguardamos notícias de desaparecidos. Então é um caso que nos causa apreensão", disse o vereador

.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square