Prefeitura de Itaúna não vai alterar calendário escolar de 2019

Abertura do ano letivo está marcada para 1º de fevereiro, com início dos preparativos para o retorno dos estudantes às aulas, no dia 04

Na tarde de segunda-feira, 21, logo depois de retornar de Belo Horizonte, onde participou de assembleia promovida pela Associação Mineira de Municípios – AMM –, o prefeito Neider Moreira reuniu-se com a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo. Na pauta, a abertura do calendário escolar de 2019, que, em mais de 350 cidades de Minas Gerais, conforme decisão dos gestores durante o encontro na capital, começará apenas em março, reflexo da retenção dos repasses de recursos constitucionais pelo governo de Minas Gerais, que acumulou, na gestão passada, uma dívida bilionária com as prefeituras.

No caso de Itaúna, os débitos ultrapassam R$ 26,2 milhões, como mostra o último relatório atualizado pela AMM. No entanto, mesmo diante das dificuldades geradas por essa situação, durante a conversa entre Neider e Alessandra, ficou definido que não haverá alterações no cronograma, apresentado em 2018 e aprovado pelas instituições de ensino, Conselho Municipal de Educação e Conselho Pedagógico e Administrativo - CPA.

O ano letivo terá início em 1º de fevereiro, com programação especial voltada aos educadores, das 08h às 12 horas, no Grande Teatro da Universidade de Itaúna. Já no dia 04, segunda-feira, os diretores das escolas da rede mantida pela Prefeitura farão reuniões com as equipes, sobre as diretrizes a serem seguidas ao longo de 2019. Na terça-feira, 05, começarão as aulas em todas as unidades.

“A legislação estabelece 200 dias letivos. Mudanças no calendário causariam prejuízos tanto aos alunos quanto aos servidores da área, que teriam que compensar esse atraso aos sábados e no fim do ano. Em respeito aos pais, estudantes e funcionários, daremos prosseguimento às atividades normalmente, apesar dessa crise, com efeitos em grande parte do território de Minas Gerais”, declara a gestora da Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

O prefeito Neider Moreira ressaltou a importância das medidas adotadas pela administração, desde 2017, viabilizando a manutenção dos serviços prestados à população itaunense, mesmo sem a Prefeitura receber devidamente e em dia os recursos previstos em lei.

“O uso racional do dinheiro público foi o primeiro passo para atravessarmos essa fase difícil, vivenciada em grande parte dos municípios mineiros. O governo municipal continuará trabalhando por melhorias na qualidade de vida da população. A Educação é um caminho para isso, é o que promove transformações significativas na sociedade. E reafirmamos aqui o nosso compromisso com esse setor tão importante”, frisou o chefe do Executivo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square