Golpe no Whats que usa falsa promoção da Faber-Castell faz 560 mil vítimas no Brasil

"Cadastre-se e receba sua amostra grátis Faber-Castell também! É grátis!". Se você recebeu esta mensagem pelo WhastApp, fique atento pois é o novo golpe que circula na web. A empresa que produz materiais escolares já desmentiu que a campanha não foi criada por ela. Mesmo assim, conforme a empresa de segurança virtual Kaspersky, o golpe já fez mais de 568 mil vítimas em todo o Brasil desde o último dia 3.

A intenção dos cibercriminosos é coletar os dados pessoais dos usuários para cometer fraudes futuramente. Quem cai na armadilha é remetido para uma página que, logo de cara, exige o número de telefone, e-mail e endereço da vítima. Depois, a corrente enganosa pede que o usuário compartilhe a mensagem com cinco amigos para garantir o falso prêmio.

Somente do primeiro dia do golpe, segundo a Kaspersky, foram identificados 70 mil acessos no link malicioso. A Faber-Castell reforçou ue trata-se de uma falsa campanha. "A Faber-Castell informa que não tem envolvimento em promoções de distribuição de lápis de cor em sites de terceiros. Para sua segurança, ao participar de uma promoção, sempre verifique se ela está divulgada em sites e redes sociais oficiais", divulgou a empresa.

Compartilhamento

A Kaspersky identificou que, ao compartilhar a falsa mensagem com os amigos, o usuário pode acabar baixando apps sem interesse ou é enviado para páginas da web com propagandas. Essas são algumas das formas que os cibercriminosos lucram com o golpe.

Neste ano, o WhatsApp continuará a ser o principal alvo para disseminação de golpes e fraudes. "O timing dos criminosos é sempre o de escolher temas que atraiam o maior número possível de visitantes ao site fraudulento e, assim, potencializar os ataques", afirma Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square