Mutirão da Limpeza garante a coleta de mais 16,2 mil quilos de materiais inservíveis

Trabalho para identificar e combater focos do Aedes aegypti segue intenso em todos as regiões de Itaúna

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, para identificação e extinção dos focos do Aedes aegypti, segue intenso nos “quatro cantos” da cidade. Em continuidade ao Mutirão da Limpeza, as equipes estão concentradas, nesta terça-feira, 11 de dezembro, os bairros Santa Edwiges I e II. De acordo com o balanço parcial da ação, até o fim da manhã, haviam sido recolhidos 16,250 mil quilos de entulho na região, totalizando 17 caçambas de inservíveis.

Com a chegada do período chuvoso, a Saúde reforçou as estratégias adotadas durante todo o ano para evitar que a população seja contaminada por doenças como Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, transmitidas pelo inseto. Os Agentes de Combate a Endemias têm percorrido todo o município, para conscientização das comunidades e eliminação do mosquito. E, durante o Mutirão da Limpeza, os moradores dos bairros visitados são incentivados a deixar em sacos plásticos, nas calçadas, para coleta, os criadouros removíveis, como garrafas, pneus, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes. Todas as edições do Levantamento de Índice para Aedes aegypti – LIRAa, realizadas neste ano mostraram a maioria das larvas dentrodas casas, em quintais e varandas.

“Nós continuamos a contar com a ajuda de toda a população nesta luta. A colaboração de cada um é extremamente importante para que não tenhamos surtos e epidemias de enfermidades transmitidas pelo inseto, principalmente nesta época, que é mais propícia à proliferação”, lembra a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso. O resultado do último LIRAa ficou em 2,2%, que sinaliza médio risco de infestação. O primeiro do ano deu 2,8%; o segundo, 2%; o terceiro, 0,9%, mostrando que as ações executadas ao longo do ano pela Prefeitura surtiram efeito, com redução significativa do impacto da presença do inseto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square