Tropeço do Santos em casa aumenta chances matemáticas do Atlético de voltar à Libertadores

Depois de 16 visitas sem vitória, a Chapecoense finalmente conseguiu um triunfo como visitante, e justamente para "ajudar" o Atlético na briga pela vaga na Libertadores. Ao derrotar o Santos por 1 a 0 na segunda-feira (12), a Chape protegeu a sexta colocação do Galo e "fez" aumentar as chances matemáticas de o clube mineiro retornar à competição continental.

Antes de acontecer o duelo na Vila Belmiro, o Atlético tinha empatado com o Palmeiras e poderia ser ultrapassado pelo Santos, caindo para o sétimo lugar. Naquele momento, o time de Levir Culpi somava 22,2% de chances matemáticas de ir à Libertadores. Agora, segundo cálculo do departamento de matemática da UFMG, o número cresceu para 32,1%, diminuindo a disparidade que tinha com o próprio Santos, e ficando perto do Atlético-PR (32,1%).

O Peixe tinha 54,4% de probabilidade matemática antes de encerrar a 33ª rodada com derrota. agora, as chances do time paulista despencaram para 32,9%. Apenas décimos na frente do Atlético, um dos motivos é o confronto direto entre ambos na penúltima rodada, na Vila Belmiro. Assim, Galo e Santos dependem apenas de si próprios para carimbar a vaga.

Por outro lado, quatro clubes brasileiros estão garantidos na Libertadores de 2019. O Cruzeiro, por ser o atual bicampeão da Copa do Brasil, Palmeiras (líder do Brasileirão), Internacional (2º lugar) e Flamengo (3º colocado). O G-6 é completado por São Paulo e Grêmio. Tal zona poderá virar G-7, desde que o Atlético-PR vença a Sul-Americana e termine em sexto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square