Saúde de Itaúna intensifica atividades de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero na campanha

Unidades básicas reforçam conscientização sobre a importância dos cuidados e diagnóstico precoce; Dia D está previsto para sábado, 20

Na luta contra o câncer de mama e do colo de útero, a informação é fundamental. Por isso, neste mês, que é dedicado à campanha Outubro Rosa, a prevenção tem lugar de destaque em Itaúna, a partir da conscientização, principalmente sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Várias atividades têm sido realizadas desde segunda-feira, 1º, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – com a proposta de chamar a atenção da sociedade para a causa.

A descentralização do trabalho tem o objetivo de ampliar o acesso da população às orientações e ao encaminhamento para as consultas e exames, como a mamografia e o papanicolau. Em todos os postos, as mulheres são recebidas com materiais educativos, rodas de conversas nas salas de espera e muito incentivo aos cuidados com o corpo. Médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e os agentes comunitários, participam ativamente da mobilização.

O Dia D do Outubro Rosa está marcado para o sábado, 20. Na ocasião, as estratégias serão reforçadas pelas equipes de ESF, em todas as regiões, das 08h às 12 horas. Na programação, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações artísticas, ações para promover o autoconhecimento, facilitando a identificação de nódulos e alterações, além de serviços voltados às usuárias da rede, com foco no fortalecimento da autoestima e maior oferta de agenda para os procedimentos preventivos.

Mais informações no setor de Atenção Primária à Saúde, pelo telefone 3241.4999 (ramal 242).

Morada Nova

No Dia D, em 20 de outubro, as unidades de Estratégia de Saúde dos bairros Morada Nova I e II realizarão uma ação em conjunto, na Praça Marquinhos Viana. No espaço, onde estará presente a Miss Itaúna, haverá música ao vivo, apresentações de dança do ventre e aula de zumba, serviços de beleza (massagem relaxante, corte de cabelo, depilação de buço e maquiagem), além das orientações sobre o câncer de mama e colo do útero e palestra a respeito do tema, com a médica que atende à região.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square