Serviços de saúde se mobilizam em programação do 'Setembro Amarelo' de Itaúna

Palestras, debates e oficinas estão programados para o mês de setembro em Itaúna, época marcada pela campanha nacional de prevenção ao suicídio. O tema deste ano é “A esperança de cada um e a responsabilidade de todos”.

As atividades do "Setembro Amarelo" no município começaram nesta segunda-feira (3) com uma oficina voltada para profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social e foi focada na automutilação entre crianças e adolescentes. À noite, a partir das 19h, o mesmo assunto será abordado em palestra aberta no teatro municipal.

Para o dia 18 está programado um encontro com lideranças comunitárias e religiosas, a partir das 17h, com mediação da psicóloga Nadja Cristiane Lappann Botti.

No dia 29 de setembro, um grupo de seresta vai se apresentar no coreto da Praça Doutor Augusto Gonçalves a partir das 19h.

Centro de Valorização da Vida

Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil a cada ano.

Desde o dia 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, são gratuitas para todo o país.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio por meio de voluntários, que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Todas as ligações são sigilosas.

Atendimento em Itaúna

Em Itaúna, a Prefeitura oferece assistência e serviços especializados em Saúde Mental. Em nota, a administração municipal reforça que, ao identificar alguém que precisa de ajuda, é importante aconselhar a pessoa a procurar acolhimento.

Confira os serviços disponíveis na cidade:

* Saúde Mental – Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado Avenida Manoel da Custódia, 1.111 – São Geraldo – 3241-4999

* Centro de Convivência de Saúde Mental Avenida Jove Soares, 1.056 – Centro – 3243-7967

* Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD Avenida Jove Soares, 213 – Graças – 3242-4342

* Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS II Rua Margarida, 369 – São Geraldo – 3243-6328

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square