Campanha de vacinação começa nesta segunda-feira nas cidades do Centro-Oeste de Minas
cretaria de Saúde de Nova Serrana, Itaúna e Bom Despacho começam nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. O público-alvo são crianças de um a cinco anos, incluindo quem recebeu a imunização anteriormente.
A vacinação estará disponível nas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para vacinar, os pais e os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança e o cartão do Sistema único de Saúde (SUS).
O “Dia D” será realizado no dia 18 de agosto. Este ano a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% das crianças.
Nova Serrana
Em Nova Serrana, a vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica. Os horários variam de acordo com a unidade. Mas no "Dia D" a campanha será das 8h às 16h.
Itaúna
Em Itaúna, a campanha será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h ou das 13h às 16h. Já no dia 18 de agosto todas as UBS ficarão abertas, das 8h às 16h.
Bom Despacho
Em Bom Despacho, a campanha será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h ou das 13h às 17h. Já no dia 18 de agosto todas as UBS ficarão abertas, das 8h às 17h.
Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento dos sintomas.
(Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)
Poliomielite
A doença infecto-contagiosa aguda, é causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, ao falar, tossir ou espirrar.
