Em meio a eliminações, Atlético consolida sequência que não alcançava há seis anos
Mesmo com as eliminações da Sul-Americana e da Copa do Brasil, ocorridas nas duas últimas semanas, o Atlético conseguiu se manter bem no Campeonato Brasileiro e terminou a sexta rodada na liderança, com 13 pontos, dois à frente de Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Desta forma, a atual fase do time é vista como a teoria do ‘copo meio cheio ou meio vazio’, já que, em meio às duas quedas consecutivas, os comandados do técnico Thiago Larghi atingiram uma marca que o clube não registrava há seis anos.
A sequência positiva na competição por pontos corridos, aliada aos empates nos torneios ‘mata-mata’, fez o Galo atingir uma invencibilidade de nove jogos entre partidas nacionais e internacionais, feito que o clube alcançou pela última vez na temporada 2012, quando ficou 14 partidas sem perder no Campeonato Brasileiro entre junho e agosto.
O Atlético versão 2018 chegou à sequência invicta levando-se em conta três duelos pela Copa do Brasil, cinco pelo Campeonato Brasileiro e um pela Sul-Americana.
No ano passado e nas temporadas 2013 e 2014, o Atlético conseguiu uma série sem perder maior do que a atual. No entanto, o período de invencibilidade incluiu jogos do Campeonato Mineiro, que tem um nível mais baixo de competitividade e, por isso, a marca é mais fácil de ser atingida.
Com a semana livre para treinar, o time alvinegro tentará ampliar a invencibilidade para dez jogos diante do Flamengo, no próximo sábado, às 21h, no Independência, pela sétima rodada do Brasileirão. O duelo será confronto direto pela liderança. De folga nesta segunda-feira, o elenco volta aos treinos na tarde desta terça para iniciar a preparação para o duelo contra os cariocas.
Invencibilidade do Atlético jogando somente torneios nacionais e/ou internacionais:
- 9 jogos (invencibilidade atual começou no dia 18 de abril) – a série positiva perdura entre partidas do Campeonato Brasileiro (5), Copa do Brasil (3) e Copa Sul-Americana (1).
- 14 jogos entre os dias 23 de junho e 29 de agosto de 2012 – a invencibilidade durou apenas nas partidas do Campeonato Brasileiro.
Série sem perder do Atlético nos últimos anos incluindo partidas do Estadual:
- 11 jogos entre fevereiro e março de 2017 – a invencibilidade durou entre partidas do Campeonato Mineiro (8), Primeira Liga (2) e Copa Libertadores (1).
- 18 duelos entre fevereiro e abril de 2014 – a sequência durou entre jogos do Campeonato Mineiro (11), Copa Libertadores (6) e Campeonato Brasileiro (1).
- 13 partidas entre fevereiro e abril de 2013 – a série positiva foi alcançada entre duelos do Campeonato Mineiro (8) e Copa Libertadores (5).
