Prefeitura de Itaúna garante mais vacinas para o Dia D contra a gripe

Mais 6 mil doses ampliam o atendimento aos grupos prioritários nas unidades de saúde do município, no próximo sábado, 12 de maio

A Prefeitura de Itaúna garantiu mais 6 mil doses da vacina contra a gripe, junto à Secretaria de Estado da Saúde. No próximo sábado, 12 de maio, será realizado o Dia D da campanha nacional de imunização, em todas as unidades da área urbana e rural, das 07h às 16 horas. A mobilização segue até 1º de junho.

A campanha teve início no final de abril, com meta de proteger 90% do público-alvo, composto por idosos acima dos 60 anos, crianças de até cinco incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e trabalhadores da área da saúde. Essa população corresponde a 16.837 pessoas.

Conforme o levantamento apresentado pela Coordenação de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria Municipal de Saúde, 4.390 integrantes do grupo prioritário foram imunizados até o momento. Também têm direito a receber as doses,gratuitamente, os professores, portadores de comorbidades (enfermidades como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e obesidade), mediante apresentação de laudo médico, e os detentos.

Em 2018, o tema da campanha é “Pra enfrentar a gripe, vacine-se”, que remete à importância da prevenção. A dose trivalente, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde - SUS - protege contra os três principais tipos do vírus que mais circulam no país: o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B. Quem faz parte dopúblico-alvo deve ser imunizado todos os anos. A restrição é para os alérgicos a ovo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes