Galo volta a rodar o país em mata-mata

Depois de cinco anos cortando caminho e entrando na Copa do Brasil já nas oitavas de final, o Atlético volta aos rincões do país para disputar o torneio desde a primeira fase. A estreia é na quarta (7), contra o Atlético-AC, em Rio Branco, no Acre.

Campeão em 2014 e vice em 2016, o Galo aproveitou-se bem do novo regulamento, que dá às equipes classificados para a Copa Libertadores a vantagem de pular as primeiras fases. E nesse tempo a competição deu uma encorpada. Em 2012, quando o alvinegro disputou a Copa do Brasil desde o começo pela última vez, eram 64 participantes. Atualmente, o número subiu para 91, com 80 deles jogando a primeira fase.

Desde o ano passado, são quatro fases prévias antes das oitavas de final. Os cinco times que sobreviverem aos mata-matas iniciais se juntam aos oito brasileiros que disputam a Copa Libertadores, mais América (campeão da Série B), Luverdense (campeão da Copa Verde) e Bahia (campeão da Copa do Nordeste).

O regulamento também mudou, e a primeira e a segunda fases são disputadas em partidas únicas. Só a partir da terceira fase do torneio é que os jogos são de ida e volta. Só que há mais um detalhe para a competição deste ano: não há mais o chamado gol qualificado. Se um time empata sem gols em casa e fica no 1 a 1 fora de casa, a disputa vai para os pênaltis.

Distâncias. Jogar a Copa do Brasil desde a primeira fase significa percorrer o Brasil, algo que requer uma grande operação logística dos clubes. Depois de enfrentar a URT, em Patos de Minas, no último domingo, pelo Campeonato Mineiro, a delegação alvinegra seguiu na segunda-feira (5) pela manhã, em voo fretado, para Brasília, a 343 km em linha reta. Após treino à tarde na capital federal, os jogadores seguiram à noite em voo comercial para Rio Branco, a 2.260 km.

“A logística foi muito complicada. Desde que ficamos sabendo do jogo, já reservamos as passagens, mas são poucos os voos de Brasília para lá. E tem esse fuso horário de três horas, que não deixa de ser importante”, destacou o diretor de comunicação, Domênico Bhering, em entrevista à Rádio Super Notícia FM, no domingo. Se passar pelo Atlético-AC, o Galo já sabe que vai enfrentar o Botafogo-PB na segunda fase, fora de casa, conforme já foi definido em sorteio. João Pessoa, a capital da Paraíba, fica a 1.726 km de Belo Horizonte.

Preparativos

Treino. Depois da vitória sobre a URT, domingo, em Patos de Minas, o Atlético seguiu para Brasília, onde treinou na segunda-feira. Recuperado de uma amigdalite, o lateral Fábio Santos se encontrou com a delegação na capital federal e seguiu com o grupo para Rio Branco, à noite. Recuperado de uma infecção dentária, Oswaldo de Oliveira viaja nesta terça-feira (6) para o Norte do país.

Suspenso. Expulso na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, contra o Grêmio, no Independência, o volante Gustavo Blanco precisará cumprir suspensão na quarta-feira, contra o Atlético-AC.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Alternativa FM