top of page

Itaúna é destaque na geração de emprego na microrregião

Município tem saldo positivo de 189 novas contratações em agosto

De sete municípios da microrregião de Divinópolis analisados, Itaúna é a cidade que mais criou oportunidades de emprego em agosto. Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 189 vagas formais foram preenchidas no mês. O resultado é melhor que o apurado em julho. Na comparação entre os dois períodos, o crescimento foi de 286%, índice que indica a recuperação da atividade econômica.

A Indústria de Transformação, setor de beneficiamento de matéria-prima para obtenção de novos produtos, liderou o cenário com a oferta de 90 vagas de trabalho. A Construção Civil teve alta de 85 postos, seguida por Serviços, que gerou 13 oportunidades. O movimento de aquecimento do mercado tem reflexo também no Sistema Nacional de Emprego – SINE. Na agência de Itaúna o número de trabalhadores colocados no mercado encaminhados pelo serviço aumentou de nove, em julho, para 24, em agosto.

“Mantido com apoio da Prefeitura, o SINE é um suporte para o trabalhador. Na agência é possível requerer direitos e conseguir o encaminhamento profissional, com a vantagem de todos os atendimentos serem acompanhados por profissionais”, explicou o diretor da unidade, Isaac Herculano.

De acordo com Isaac, a reestruturação da agência, a partir deste ano, permitiu ao Governo de Itaúna estender a mão aos trabalhadores e oferecer novos serviços, como cursos gratuitos ao trabalhador, capacitação de jovens, além de prestar auxílio e estímulo à iniciativa privada para o recrutamento. “O resultado desse trabalho é reforçado pelos números de atendimento ao cidadão. O total de vagas oferecidas pelo SINE aumentou de 36, em julho, para 51, em agosto”, completou.

Destaque regional

Das sete cidades analisadas (Itaúna, Divinópolis, Formiga, Mateus Leme, Itatiaiuçu, Pará de Minas e Brumadinho) Itaúna foi a que mais criou oportunidades, liderando o ranking de contratação com 189 novos postos de trabalho. Também foram contabilizados os dados de Formiga (+176) e Divinópolis (+161) que tiveram saldo positivo. Pará de Minas (-2) e Brumadinho (-13) não seguiram a tendência. Apesar dessas perdas, a região fechou o mês de agosto com um saldo de 640 postos de trabalho abertos e ocupados, 60% a mais que em 2016.

O levantamento aponta que no período acumulado de janeiro a agosto de 2017, os municípios também estão com um saldo positivo geral. No período, 3.303 postos de trabalho foram preenchidos. O resultado, mais uma vez, é superior ao mesmo período de 2016, quando a região perdeu 2.373 vagas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page