Setembro Amarelo chama a atenção para prevenção ao suicídio

Mobilização, que terá roda de conversa na terça, 26 de setembro, reforça orientações sobre trabalho da rede de acolhimento da Saúde Mental

Colocar o suicídio em pauta e quebrar o tabu em torno do tema, com foco na conscientização da sociedade sobre as medidas que podem contribuir com a prevenção a esse ato. Esses são os principais objetivos da campanha Setembro Amarelo, realizada no Brasil desde 2015. Em Itaúna, a Secretaria de Saúde abraçou a causa este ano e, com ações desenvolvidas ao longo do mês, reforçou os serviços de acolhimento oferecidos pelo Município.

Nesta terça-feira, 26 de setembro, os profissionais da rede pública participam de uma roda de conversa, das 14h às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O seminário, conduzido pela diretora da Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, contará com palestra do psicólogo Ronaldo Santhiago Souza.

“Nós vamos levantar as demandas e verificar as formas de condução dos casos, a partir da construção de um protocolo de manejo do comportamento suicida. Discutiremos as formas de abordagens, incluindo a situação das pessoas que perderam um membro da família dessa forma e que precisam também de acompanhamento. Queremos ampliar a capacitação e construir meios para prevenir, a partir do suporte a quem precisa de ajuda, num trabalho contínuo”, ressaltou a diretora de Saúde Mental.

Serviços

A Prefeitura de Itaúna oferece assistência e serviços especializados em Saúde Mental. Ao identificar alguém que precisa de ajuda, é importante aconselhar a pessoa a procurar acolhimento.

* Unidades de Saúde

* Saúde Mental – Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado

Avenida Manoel da Custódia, 1.111 – São Geraldo – 3241.4999

* Centro de Convivência de Saúde Mental

Avenida Jove Soares, 1.056 – Centro – 3243.7967

* CAPS AD

Avenida Jove Soares, 213 – Graças – 3242.4342

* CAPS II

Rua Margarida, 369 – São Geraldo – 3243.6328

Posts Em Destaque
Posts Recentes