Caminhão da Mamografia garante exames gratuitos a 1.680 mulheres em Itaúna

Em dois meses de mobilização, Secretaria Municipal de Saúde diminui a fila de espera pelo procedimento preventivo contra o câncer de mama

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou que realizam acompanhamento preventivo contra o câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde – SUS, receberam atendimento gratuito em Itaúna, entre os meses de fevereiro e abril, durante a visita do Caminhão da Mamografia ao Município. Foram realizados 1.680 exames, diminuindo a demanda por esse tipo de procedimento e reforçando a importância de ações preventivas. O número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, que era oferecer pelo menos mil exames.

A facilidade de acesso ao serviço e o período de dois meses em que a Unidade Móvel ficou à disposição da população contribuíram para o sucesso da abordagem. “Quando o Município percebeu a grande necessidade para a realização desses procedimentos, não mediu esforços para facilitar ao máximo as condições para a participação e evitar deslocamentos para fora do Município. Assim, em curto período de tempo, 1.680 usuárias puderam fazer o preventivo, fundamental para a prevenção do câncer de mama”, afirmou o coordenador da rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Gonçalves de Lima.

Os resultados serão expedidos após 30 dias da consulta e o diagnóstico remetido às unidades de ESF em que foram solicitados os exames. O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, destacou a importância da prevenção. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista e destacamos a necessidade de facilitar ao máximo o acesso ao exame. Com essa ação auxiliamos na importante tarefa de prevenir a enfermidade. Garantir qualidade de vida para a população itaunense é a nossa missão e estamos empenhados nisso”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.

Os vereadores Antônio de Faria Júnior, “Da Lua”, e Gláucia Santiago são apoiadores desta ação. Eles participaram do processo de adesão do Município ao projeto e fortaleceram as relações junto à Secretaria de Estado de Saúde, garantindo mais um ano de acesso da população aos serviços gratuitos de mamografia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes