top of page

Campanha de Vacinação contra a Gripe chega à zona rural nesta segunda, 24 de abril

Imunização começa pelas comunidades de Campos e Pedras e cronograma segue até 08 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira, 24 de abril, à Campanha de Vacinação contra a Gripe na zona rural da cidade. As primeiras comunidades a receberem a imunização, hoje, são Campos e Pedras. Amanhã, 25, as doses serão levadas à Cachoeirinha e Lopes; quarta-feira, 26, ao Brejo Alegre; quinta-feira, 27, a Arrudas e Mamonal. Sexta-feira, 28, é a vez da população da Barragem; terça-feira, 02, do Córrego do Soldado e quarta-feira, 03, dos povoados de Paulas e Mato Grosso. O cronograma segue em Retiro dos Farias e Vista Alegre, em 04 de maio; Freitas e Fundão, 05; sendo encerrado em Calambau e Carneiros, dia 08. A vacina é aplicada nas unidades da Estratégia de Saúde da Família – ESF.

A previsão é de que sejam imunizadas, em toda a cidade, 20.438 pessoas, até 26 de maio, data prevista pelo governo federal para o fim da campanha, que começou em 17 de abril. O Dia D é 13 de maio, quando todos os postos da área urbana ficarão abertos das 08h às 17 horas. A programação diferenciada na zona rural visa facilitar o acesso dos moradores das comunidades às doses.

Devem ser vacinadas crianças na faixa etária dos seis meses aos cinco anos incompletos; gestantes; puérperas, que são as mulheres com até 45 dias pós-parto; trabalhadores da área da saúde e idosos acima dos 60 anos. Em 2017 serão contemplados também os professores em salas de aulas, que pela primeira vez receberão a imunização gratuita. Portadores de comorbidades, que são portadores de doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, além de obesos, têm direito à vacina, se apresentarem o encaminhamento médico, conforme determinação do Ministério da Saúde. Também fazem parte do grupo de risco os detentos. A meta do Município é de alcançar 90% do público-alvo.

A vacina é trivalente, protegendo contra o H1N1, H3N2 e Influenza B, com base nas cepas de vírus que mais circularam em 2016. A imunização feita nesta época reduz a incidência da gripe e evita muitas complicações que podem surgir em decorrência dela. Mas, atenção: quem tem alergia a ovo não pode tomar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page